Temas de investigação

Narratives and Identity Construction

A investigação neste eixo assenta no estudo da Narrativa/Narratividade tanto quanto processo como produto. Estamos interessados em estudar e em desenvolver novas abordagens metodológicas para recolher/construir e também analisar Narrativas, desde Episódios/Relatos Singulares até Narrativas de Vida/Autobiográficas como um todo.

Pretendemos explorar como estas competências e as que lhes estão subjacentes se desenvolvem com o tempo/idade e através de contextos de vida e da narração. Ao fazê-lo, pretendemos em última análise compreender melhor os processos de significação pessoais, a motivação é aquilo que faz parte do sempre esquivo conceito da Construção da Identidade.

System Care and Child’ Rights

O eixo de investigação System Care and Child’ Rights tem o propósito de estudar diferentes aspetos relacionados com as experiências de vida das crianças apoiadas pelo Sistema de Promoção e Proteção. Através de uma investigação-ação, com estudos qualitativos e quantitativos, centra-se nas transições de vida destas crianças e nos seus direitos de participação e informação. Na sua generalidade, os estudos deste eixo visam:  (a) Aprofundar o conhecimento sobre a vivência da criança em contexto de acolhimento e de pós-acolhimento; (b) Aumentar o conhecimento sobre as transições de vida das crianças que passam pelo acolhimento, nomeadamente, da família biológica para o acolhimento e do acolhimento para o projeto de vida definido para si; (c) Aumentar o conhecimento sobre a agência, o envolvimento e a participação ativa da criança nos acontecimentos importantes da sua vida; (d) Elaborar estratégias empiricamente validadas que promovam uma efetiva participação em acontecimentos relevantes para si; (e) Construir modelos de intervenção empiricamente fundamentados que potenciem uma preparação da criança para o projeto de vida definido para si; (f) Aumentar o conhecimento sobre a disseminação da investigação junto das crianças.

Clinical and Mental Health

Este eixo de investigação engloba estudos ancorados em perspectivas, metodologias e abordagens de intervenção clínica de inspiração narrativa e dialógica, procurando contribuir para a uma compreensão mais aprofundada dos processos de mudança pessoal, no âmbito da psicoterapia e para além deste, e em informar a prática clínica. O foco de investigação incide nos processos de significação pessoal que sustentam a construção e reconstrução narrativa de self, vida, adversidade e propósito. Recentemente, a investigação tem incidido primordialmente nas faixas etárias da infância e da adolescência.