Equipe

Team Coordinator: Margarida Rangel Henriques                                   

Inês Rothes

Psicóloga e investigadora integrada no Centro de Psicologia da Universidade do Porto, com mestrado e doutoramento europeu (2014) em Psicologia pela Universidade do Porto, com teses na área do suicídio. Desenvolve estudos em suicidologia e saúde mental. É membro da Sociedade Portuguesa de Suicidologia, é a representante nacional da seção de prevenção do suicídio da European Psychiatric Association; é consultora científica da Associação Europeia contra a Depressão em Portugal – EUTIMIA. Desenvolveu investigação na área do suicídio no LUCAS research centre da Faculdade de Medicina de KU Leuven. Recebeu formação na Universidade de Oslo, no Centro Nacional de Investigação e Prevenção do Suicídio. Entre várias publicações internacionais, tem dois artigos científicos, distinguidos pela Griffith University (Australian Institute for Suicide Research and Prevention). Coordena um estudo nacional multicêntrico acerca da experiência de pais de jovens com comportamentos suicidários não-fatais. Faz parte da equipa do Projeto Nacional de Prevenção de Suicídios na Rede Ferroviária. Integra o atual grupo de trabalho do Plano Nacional de Prevenção de Suicídio da Direção Geral da Saúde.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0370-2038

Research Gate: https://www.researchgate.net/profile/Ines_Rothes

Pedro Sousa Saraiva

A frequentar o Programa Doutoral em Psicologia – FPCE-UP sob orientação da Prof.ª Margarida Rangel Henriques. As principais áreas de interesse são o Desenvolvimento Narrativo, Memória e Raciocínio Autobiográficos. Psicólogo com prática clínica individual e de grupo.

https://www.researchgate.net/profile/Pedro_Saraiva5

Ana Paula Coutinho

Enfermeira, brasileira, professora do Curso Superior de Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Enfermagem Clínica. Sediada em Portugal para doutoramento no Programa Doutoral em Psicologia da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, com foco de investigação no atendimento às tentativas de  suicídio pelos serviços de urgência e emergência. Prática Clínica e de Investigação na área do Atendimento ao Paciente Crítico – Serviços de Urgência, Emergência e Terapia Intensiva.

ORCID:  https://orcid.org/0000-0001-5569-4909?lang=pt

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2725651274781025

Diana Neves Teixeira

Investigadora nas áreas do Acolhimento de Crianças e Adolescentes, da Adoção e das Narrativas de Vida. Estudante do Programa Doutoral em Psicologia da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, com projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PD/BD/135426/2017), acolhido pelo Centro de Psicologia da Universidade do Porto, que se centra no Desenvolvimento e Avaliação de um Programa de Preparação da Criança para a Reunificação Familiar. Coautora e formadora do Programa de Preparação da Criança para a Adoção. Mestre em Psicologia Clínica pela FPCEUP e membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (cédula: 20802). Ampla experiência de intervenção clínica com crianças e adolescentes, bem como junto dos diversos subsistemas onde estas se integram e no trabalho especializado com crianças e adolescentes em contexto de acolhimento e em situação de adoção.

ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Diana_Neves_Teixeira

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7657-0734

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/diana-neves-teixeira-3657036a

Isabel Fidalgo

Isabel Fidalgo é licenciada em Psicologia Clínica (Universidade de Coimbra, 2004) e Psicóloga Especialista nas áreas de Psicologia Clínica e da Saúde, Psicoterapia e Psicologia Comunitária (Ordem dos Psicólogos Portugueses). Tem formação como Terapeuta Familiar e de Casal e Interventora Sistémica (Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar). Atualmente conduz o seu projeto de doutoramento no Centro de Psicologia da Universidade do Porto (grupo de Investigação “Webs of Meaning”) onde explora a preparação da criança para adoção (em diversos contextos) e particularmente a sua participação e envolvimento. Trabalhou durante vários anos no contexto de Promoção e Protecção de crianças e jovens em risco. 

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/isabel-fidalgo-31b7b28/

Márcia Almeida

Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Experiência clínica com crianças e adolescentes e suas famílias. Experiência na dinamização de grupos de crianças e jovens para a promoção de competências pessoais e sociais.  Formadora Certificada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Experiência internacional em investigação realizada no Departamento de Psicologia da Universidade de Goethe, Frankfurt. Experiência em recolha de narrativas de vida. Co-autora do Life Narrative Co-Construction Analysis Manual (Habermas, Henriques, Almeida, Kuhn & Mende, 2020). Experiência de organização de eventos científicos.

LinkedIn: www.linkedin.com/in/marcialmeidapsic

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6630-3897

Isabel Nogueira

Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Tese intitulada “Prehospital Emergency Care for people who attempt suicide: conceptions, practices and experiences of health professionals” que teve como objetivo explorar as conceções, práticas e experiências dos profissionais de emergência pré-hospitalar perante tentativas de suicídio, incluindo o estudo do impacto psicológico. Membro do grupo de investigação Webs of Meaning desde 2017. Colaboradora da Associação Europeia contra a Depressão em Portugal – EUTIMIA, no Projeto WhySchool, que tem como objetivo a promoção da saúde mental em contexto escolar.

ReserachGate: https://www.researchgate.net/profile/Isabel_Nogueira8

Fritz Mende

Masters graduate in clinical and health psychology currently enrolled in the first year of training in clinical practice at the Unit for Counselling and Therapy in Psychology with Children and Adolescents at the Faculty of Psychology and Education Science of the University of Porto. He collaborates with Prof. Margarida Henriques, the Webs of Meaning team, and several of its research partners since 2017. Main focuses have been the development of a coding manual for life narrative coconstruction and scaffolding processes, in collaboration with Prof. Tilmann Habermas from the Goethe Universität, Frankfurt a. M., Germany; and studying change processes in psychotherapy with adolescents from a narrative stance, in collaboration with the research team surrounding Prof. Miguel Gonçalves from the Universidade do Minho, Braga, Portugal, and Prof. Nick Midgley from the Anna Freud Institute, London, UK. Main interests are process-outcome research and change processes in psychotherapy.

Sara Ribeiro

Mestre em Psicologia na área de Intervenção Psicológica, Desenvolvimento Humano e Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, em 2019. Atualmente a realizar Estágio para a Ordem dos Psicólogos Portugueses. Os principais interesses remetem para a promoção e proteção de crianças e jovens em perigo, sendo que o tema da Dissertação de Mestrado se centrou na avaliação e análise de famílias em pós-adoção.

Andreia Carvalho

Psicóloga com larga experiência na área da promoção e proteção, fundamentalmente, no domínio do acolhimento residencial de crianças e jovens em perigo. Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Pré-Bolonha) pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto  com grau de Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Especialidade Avançada em Psicologia da Justiça ambos conferidos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Com ampla experiência clínica com crianças e adolescentes em risco e no âmbito da adoção, no último ano tem desenvolvido investigação centrada na aplicação da terapia narrativa de re-autoria em contexto de acolhimento residencial e na intervenção com crianças que integraram famílias por adoção.

https://www.linkedin.com/in/andreia-carvalho-a05426b/

Alexandra Silva

Mestre em Psicologia na área da Clínica e da Saúde pela faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Experiência Clínica com Crianças, adolescentes e suas famílias. Formadora Certificada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Co-autora na validação do instrumento CUIDA – questionário para a avaliação de adotantes, cuidadores, tutores e mediadores, para a população portuguesa. Co-autora de comunicações apresentadas em Congressos Internacionais.  

Carolina Pezzoni

Jornalista brasileira, sediada em Portugal, com atividade centrada na comunicação para o desenvolvimento (terceiro setor), promoção e proteção dos direitos da criança e educação. Mestre em Temas de Psicologia: Desenvolvimento e Educação da Criança – Proteção e Direitos (2019), pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Sob o título “Oficina de Escrita Autobiográfica: Os efeitos da experiência narrativa na perspectiva da criança”, sua tese de mestrado analisa os efeitos da produção autobiográfica entre crianças e jovens, a partir de uma intervenção narrativa realizada em uma associação de apoio escolar. Interesses de investigação: narrativas de vida, investigação em contexto, métodos narrativos, sociologia da infância. Colaboradora do grupo Webs of Meaning desde 2017.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/carolina-pezzoni-45b52b46/