Articles
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Rauktis, M. E., Henriques, M. R., Barbosa‐Ducharne, M., Cruz, O., Lemos, M. S., & Lee, J. (2019). Measuring the restrictiveness of Portuguese residential care for children and youth. International Journal of Social Welfare. https://doi.org/10.1111/ijsw.12402
Carneiro, J., Saraiva, P., Martinho, D., Marreiros, G., & Novais, P. (2018). Representing decision-makers using styles of behavior: an approach designed for group decision support systems. Cognitive Systems Research, 47, 109-132. https://doi.org/10.1016/j.cogsys.2017.09.002
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Carneiro, A., Dias, P., Magalhães, C., Soares, I., Rangel-Henriques, M., Silva, J., … & Baptista, J. (2013). Assessment of temperament at 13 and 24 months using maternal report: validation of the portuguese version of infant characteristics questionnaire. Journal of Human Growth and Development, 23(1), 71-79. ISSN 0104-1282
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Machado, B. C., Gonçalves, O. F., Machado, P. P. P., Henriques, M. R., Brandão, I., RomaTorres, A. (2005). Anorexia Nervosa e Construção de Significado: Validação divergente de uma narrativa protótipo. Revista de informação e divulgação científica do NDCA, 2 (4), 1-12. ISSN 1645-9172
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Books
Henriques, M. R., Silva, A., Ferreira, C., Martins, C. (2019). CUIDA: Questionário de Avaliação de Adotantes, Cuidadores, Tutores e Mediadores. Lisboa: Editora Hogrefe, LDA.
Henriques, M. R., Domingues, M., Teixeira, D. N., & Silva, S., (2017). Programa de Preparação da Criança para a Adoção: Manual. Lisboa: Coisas de Ler. ISBN: 9789898659842
Henriques, M. R., Domingues, M., Teixeira, D. N., & Silva, S., (2017). Programa de Preparação da Criança para a Adoção: Diário de Bordo – Caderno do Profissional. Lisboa: Coisas de Ler. ISBN: 9789898659859
Henriques, M. R., Domingues, M., Teixeira, D. N., & Silva, S., (2017). Programa de Preparação da Criança para a Adoção: Vou ter uma nova família – Caderno da Criança. Lisboa: Coisas de Ler. ISBN: 9789898659866
Henriques, M. R., Gonçalves, M., & Freitas, J. (2000). Pôr o medo a fugir: As tuas aventuras contra o medo. Bloco de atividades. Coimbra: Quarteto Editora. ISBN:972-8535-52-X
Gonçalves, M. & Henriques, M. R. (2000). Terapia narrativa da ansiedade : manual terapêutico para crianças e adolescentes. Braga : Psiquilíbrios Edições. ISBN: 978-989-8333-11-7.
Book Chapters
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Bairrão, J., Cruz, O., Barbosa, A., Pinto, I. M., & Henriques, M. R. (2009). Projecto pré-primário (IEA-PPP) : sondagem nacional dos contextos de socialização (1986-1990). In Bairrão, J. (Eds.), Desenvolvimento, contextos familiares e educativos: resumo de projectos (pp. 13-17). Porto: FPCEUP.
Masters dissertations and PhD’s thesis
Mende, F. (2019). Exploring innovative moments with adolescents treated for depression (Unpublished master’s thesis). FPCEUP, Porto.
Abreu, A. M. M. (2018). Desenvolvimento da organização autobiográfica na infância: os capítulos da nossa vida (Unpublished master’s thesis). FPCEUP, Porto
Correia, S. R. N. (2018). Organização dos capítulos de vida na infância: qualidade, temáticas e orientação temporal (Unpublished master’s thesis). FPCEUP, Porto.
Almeida, M. A. C. (2017). Impacto do scaffolding nas narrativas de vida das crianças: manual de análise da interação narrativa (Unpublished master’s thesis). FPCEUP, Porto.
Felgueiras, I. C. (2017). Identidade narrativa : comparação entre adolescentes em acolhimento residencial e em família (Unpublished master’s thesis). FPCEUP, Porto.
Gonçalves, D. P. P. (2017). Adoção, as palavras que nos vêm ao pensamento: estudo exploratório das representações de adultos da população geral (Unpublished master’s thesis). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.
Marques, B. B. C. (2017). Projeto de vida de adoção : práticas e dificuldades dos técnicos em acolhimento residencial (Unpublished master’s thesis). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.
Novo, M. O. M. (2017). Foi bom termos arriscado!: a narrativa da díade parental na adoção de crianças mais velhas (Unpublished master’s thesis). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.
Oliveira, R. I. S. (2017). O abuso sexual e outros maus-tratos na voz das crianças (Unpublished master’s thesis). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.
Silva, J. M. C. (2017). Representações dos profissionais de acolhimento face à medida de adotabilidade (Unpublished master’s thesis). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.
Esteves, G. N. F. F. (2016). Da coerência da narrativa de vida à projeção do self no futuro : estudo exploratório com adolescentes (Unpublished master’s thesis). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.
Domingues, C. M. V. (2015). Perspetivas de crianças adotadas sobre as suas relações familiares e sociais (Unpublished master’s thesis). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.
Ferreira, I. B. G. (2015). Influências da adoção na parentalidade: um estudo exploratório com adultos adotados (Unpublished master’s thesis). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.
Gomes, C. R. C. (2015). Integração da transição para a instituição: continuidade e descontinuidade do self em adolescentes (Unpublished master’s thesis). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.
Raínho, R. A. C. (2015). Começou há dois anos…: a primeira etapa do ciclo vital na família por adoção (Unpublished master’s thesis). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.
Silva, A. P. S. (2015). Validação do CUIDA para a população portuguesa e estudo exploratório com adotantes (Unpublished master’s thesis). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.
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Carmo, S. D. (2014). Construção de um diálogo aberto entre a mãe e a criança: um estudo exploratório com famílias adoptivas e biológicas (Unpublished master’s thesis). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.
Fernandes M. B. R. (2014). Mind-mindedness em díades mãe-criança nos dois primeiros anos de adoção (Unpublished master’s thesis). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.
Figueiredo, M. M. (2014). A equitação terapêutica e os seus efeitos: perspetiva dos pais e estudos de caso (Unpublished master’s thesis). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.
Nakagawa, C. M. I. (2014). Identificando o conhecimento social sobre o abuso sexual de crianças na Índia (Unpublished master’s thesis). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.
Pacheco, M. P. S. (2014). Script autobiográfico em crianças e adolescentes: estudo piloto com uma amostra portuguesa (Unpublished master’s thesis). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.
Rothes, I. M. S. A. (2014). Suicidal behaviours: explanations, current practices and difficulties of health professionals and the impact of a patient suicide (Doctoral Thesis). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.
Silva, C. I. F. R. (2014). Abertura da comunicação sobre a adoção no contexto escolar: experiência, perceções e ideias de pais e professores (Unpublished master’s thesis). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.
Soares, A. S. M. (2014). Os medos, as perdas e as mudanças na vida das crianças institucionalizadas (Unpublished master’s thesis). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.
Sobral, J. C. M. (2014). Life scripts e life story em adolescentes institucionalizados: da norma cultural à trajetória pessoal (Unpublished master’s thesis). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.
Teixeira, D. N. (2014). Produção de narrativas autobiográficas em crianças com percursos de vida típicos e atípicos: coerência estrutural, produtividade e temáticas (Unpublished master’s thesis). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.
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Silva, S. C. R. (2013). O andaime na produtividade e qualidade das narrativas de vida de crianças em instituição (Unpublished master’s thesis). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.
Correia, A. R. S. (2012). Impacto a nível profissional do suicídio de um paciente: perspetiva dos profissionais de saúde (Unpublished master’s thesis). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.
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Baptista, J. I. S. (2011). Do acolhimento institucional para a família adotiva: implicações no desenvolvimento da criança (Doctoral Thesis). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.
Domingues, M. M. S. A. S. (2011). O tribunal decidiu: ’’Vou ter uma nova família!’’: programa de preparação da criança para a adopção: estudo exploratório (Unpublished master’s thesis). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.
Mendes, G. J. M. (2011). Organização da matriz narrativa em crianças: coerência estrutural, complexidade de processo e diversidade de conteúdo (Doctoral Thesis). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.
Rodrigues, N. V. F. (2011). As representações sociais que orientam a tomada de decisão judicial no âmbito da adoção em Portugal: estudo exploratório junto dos auditores públicos (Unpublished master’s thesis). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.
Candeias, L. E. T. (2010). Ages & Stages Questionnaires: Social-Emotional: estudo exploratório de validação para crianças portuguesas dos 3 aos 65 meses de idade (Unpublished master’s thesis). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.
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Oliveira, M. N. P. (2010). Exploração dos hábitos narrativos em contexto escolar (Unpublished master’s thesis). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.
Saraiva, P. M. N. M. S. (2010). A autobiografia de crianças institucionalizadas: estudo exploratório da competência narrativa e adaptabilidade (Unpublished master’s thesis). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.
Giriante, S. C. R. (2009). Práticas profissionais em adopção: perspectivas dos técnicos dos serviços de adopção (Unpublished master’s thesis). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.
Oliveira, A. F. S. S. (2009). Representações sociais de morte e de suicídio em adolescentes (Unpublished master’s thesis). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.
Reis, M. E. B. P. (2009). Necessidades de formação parental durante o processo de adopção: percepção dos adoptantes e dos profissionais (Unpublished master’s thesis). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.
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Rocha, M. B. A. S. M. (2009). Ideias e crenças sobre a adopção: estudo com candidatos e pais adoptivos (Unpublished master’s thesis). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.
Mendes, M. R. T. (2008). Impacto da escrita expressiva em adolescentes com diabetes (Unpublished master’s thesis). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.
Pinho, D. S. M. D. C. (2008). Era uma vez uma memória…: a narrativa e a memória de crianças institucionalizadas (Unpublished master’s thesis). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.
Silva, J. M. O. (2008). Comportamentos problemáticos em crianças: percepção dos pais e dos professores (Unpublished master’s thesis). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.
Sousa, M. P. M. (2008). Competência narrativa do cuidador: estudo exploratório com mães e educadoras de crianças (Unpublished master’s thesis). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.
Vila, A. I. R. (2008). O suicídio juvenil: representações sociais de jovens universitários (Unpublished master’s thesis). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.
Simões, S. G. (2007). Narrativas e vinculação: coerência, complexidade e diversidade narrativa em adolescentes (Unpublished master’s thesis). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.
Rothes, I. M. S. A. (2006). Suicídio juvenil: representações sociais dos médicos e dos psicólogos (Unpublished master’s thesis). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.
Antunes, C. I. L. (2005). A narratividade em jovens vítimas de maus tratos na infância: estudo exploratório (Unpublished master’s thesis). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.
Ramalho, S. (2005). Coerência narrativa de adolescentes adoptados (Unpublished master’s thesis). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.
Soares, C. I. F. G. (2004). Maus tratos infantis: um olhar narrativo (Unpublished master’s thesis). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.